sexta-feira, outubro 31, 2003

ELEIÇÕES DO BENFICA

Se ainda tivesse dúvidas que Portugal, em alguns aspectos, ainda é um país terceiro-mundista, tê-las-ia tirado esta semana.

Achei ridículo e despropositado, o facto de se ter dado tanto tempo de antena às eleições para a presidência do Benfica.

Parece que todos os problemas que afectam o país são irrelevantes quando comparados com este "decisivo" acontecimento; a isto acrescentem-se as banalidades e boçalidades ouvidas, quer nos debates entre representantes das candidaturas quer nas entrevistas aos candidatos.

E digo isto, sem qualquer acrimónia, não pelo facto de ser Sportinguista, mas sim por ver a comunicação social portuguesa a nivelar tão gritantemente por baixo...

PREFERÊNCIAS MUSICAIS

Devido a algumas sugestões musicais que tenho feito neste Arte de Opinar! alguém me perguntou por e-mail quais os meus gostos a nível musical.

Muito bem, aqui vão alguns:

- BANDAS
U2
Queen
Travis
Coldplay
Jamiroquai
Supertramp
Simply Red

- CANTORES
Lenny Kravitz
Sting
Harry Connick Jr
David Bowie
Robert Palmer

- CANTORAS
Norah Jones
Annie Lennox
Jane Monheit
Mary J. Blige

A FALTA DE COERÊNCIA

Tenho que concordar com aquilo que Fátima Felgueiras afirma no jornal Voz de Felgueiras, sobre a falta de coerência do PS e de Paulo Pedroso.

Diz ela:

Por coerência, pelo princípio que ergueu para se outorgar o direito de julgar moralmente os outros – ou será que o fabricou só para Felgueiras? – O Dr. Paulo Pedroso nunca poderia regressar ao Parlamento.

Por dever moral, por consciência cívica da eleição e por respeito pelos votos do povo, todo o político que se preze deve sempre assumir o seu lugar. Mas para isso, o Dr. Paulo Pedroso teria de ter estado calado! Os dogmas valem por si e não ao sabor das conveniências!

QUE SE LIXE

Descobri recentemente um albúm editado há alguns meses, por parte do trio norueguês, conhecido como A-ha.

Chama-se "How Can I Sleep With Your Voice In My Head", é duplo e tem a particularidade de ser ao vivo, contendo vários temas , entre os quais:

- Take on Me;
- Lifelines;
- Crying in the Rain;
- Hunting High and Low ( belíssima balada );
- The Swing of Things
.

Que se lixe que digam que é uma pirosada e música de mastigar e deitar fora, porque sabe bem recuar quase 20 anos e recordar a minha adolescência...quantas saudades!

BEM-VINDOS

Os portugueses Rádio Macau, liderados pela carismática Xana, editam segunda-feira um novo álbum de originais, "Acordar", mais acústico e de partilhas, com 11 canções que pretendem ser intemporais e com uma nova mensagem para quem o escutar.

SONDAGENS PARA TODOS OS GOSTOS

Mais uma sobre o tema da "moda":

Uma sondagem da Rádio Renascença/Expresso/SIC revela que 19% dos inquiridos gostaria de ver José Sócrates à frente do Partido Socialista. O actual secretário-geral, Ferro Rodrigues surge em quarto lugar, com 13% dos votos. No entanto, 57% dos inquiridos manifesta-se contra a saída de Ferro da liderança socialista devido ao processo Casa Pia.

O que isto quer dizer é que Sócrates e Vitorino são os favoritos...

NEM SEMPRE POSSO DISCORDAR

O CDS-PP quer que a próxima revisão constitucional consagre que o direito à vida é inviolável «desde da concepção». Se esta proposta for avante, os populares acabam por impedir qualquer proposta de referendo ao aborto.

Que me desculpe quem possa ter opinião contrária mas sobre este tema partilho da opinião dos centristas.

E em relação a quem defende novo referendo sobre o aborto, definitivamente não compreendo: querem que se façam consultas populares até o resultado ser aquele que pretendem?

Definam, de uma vez por todas, um horizonte temporal de validade dos resultados dos referendos para acabar com estas manobras...

PARTIDO CONSERVADOR

O Conservative Party, do Reino Unido, está a sofrer ventos de mudança.

Depois de ter sofrido grande contestação e de ter sido "obrigado" a demitir-se pelos seus MP's ( members of parliament ), Iain Duncan Smith, deverá ceder a liderança a Michael Howard, figura relativamente consensual, dentro do partido.

No Independent:

Mr Howard, speaking at London's Saatchi gallery, said: "This is a great party. We are its trustees. I will lead this party from the centre. We will offer a new kind of politics."

To cheers and applause from supporters, Mr Howard promised to lead the Tory Party "from its centre" and to include figures from all wings of the party in his team.

The Tories would be a party for "all Britain and all Britons" and would offer "a different kind of politics", he said.

Mr Howard said: "I am announcing today that I am a candidate for the leadership of the Conservative Party.


A oposição a Tony Blair começa a organizar-se...

quinta-feira, outubro 30, 2003

O SOL FEZ-LHE MAL À CABEÇA

Fátima Felgueiras acusa o líder do PS, Ferro Rodrigues, de estar a afundar o partido "consigo e com o seu melhor amigo", Paulo Pedroso, num escândalo "que nada tem a ver com a actividade política".

Mas que grande exemplo deu esta senhora para vir agora vestir o papel de juíza, ela que muito contribuiu para denegrir a imagem do PS e, directa ou indirectamente, através dos seus infelizes acólitos, incentivou as massas de Felgueiras a cobardemente agredir Francisco Assis.

Definitivamente, o sol brasileiro fez-lhe mal às ideias...o problema é que a falta de vergonha também abunda por aqui e não apenas nos "exilados políticos pós-25 de Abril"!

AINDA SOBRE O PS...E SINGAPURA

Só agora reparei ( e por isso peço desculpa ) que num dos comentários ao post a anunciar a sondagem sobre qual o melhor líder para o PS, a Ana Anes fez o seguinte comentário:

" .... E olhe que eu gosto do Sócrates. E das suas contas em Singapura..."

Comentário que eu faço, lembrando-me do sobrinho de Isaltino na Suíça:

- contas do terço, contas de merceiro ou ??????

TANTA FALTA DE CHÁ...

O presidente do Futebol Clube do Porto (FCP) não vai convidar Mota Amaral para a festa de inauguração do novo Estádio do Dragão.

Este Pinto da Costa não tem mesmo emenda...mas se não bebeu chá quando era criança também não é agora que vai beber!

O rancor, o ressabiamento e a má-formação vêm sempre ao de cima...

SONDAGEM CONCORRENTE

O comissário europeu da Imigração e Assuntos Internos, António Vitorino, é o preferido dos portugueses para suceder ao secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, e ao primeiro-ministro, Durão Barroso.

Esta foi pelo menos a opinião expressada por 24,3% do inquiridos numa sondagem divulgada esta quinta-feira pelo Diário Económico.

Informo que a sondagem do Arte de Opinar! vai no mesmo sentido mas só terminará quando atingir as 50 participações.

AMERICANOS NA LUA

O presidente norte-americano, George W. Bush, poderá estar a preparar-se para anunciar uma nova missão à Lua por ocasião do primeiro centenário da aviação, em Dezembro.

Segundo informa esta quinta-feira a agência SpaceDaily, com base num relatório das organizações Space Lift Washington e NASA Watch, o presidente deverá fazer o anúncio numa cerimónia que terá lugar no porta-aviões «Kitty Hawk» no próximo dia 17 de Dezembro.

Será que era pedir muito, que o Bush fosse nessa missão e ficasse por lá uns tempos? E que levasse o Wolfowitz, o Rumsfeld e a Condoleeza...

quarta-feira, outubro 29, 2003

RECOMENDAÇÕES MUSICAIS

Recomendo vivamente o novo album dos autores de uma das mais geniais músicas pop - " Holding back the years "; estou obviamente a falar dos SIMPLY RED de Mick Hucknall, e o tal novo disco chama-se Home.

Tem algumas preciosidades como Fake, Sunrise e It's You.

terça-feira, outubro 28, 2003

YES, MR. PRESIDENT!

Numa entrevista conjunta ao Público, RTP e Rádio Renascença, o Presidente da República Jorge Sampaio reafirmou que não confunde, nem deixa que se confundam, velhas amizades com as suas responsabilidades como Presidente da República.

Justificou o apoio ao Procurador-Geral da República e voltou a apelar à serenidade das partes.

Confesso que gostei da entrevista, excepto daquela parte em que Sampaio, a pretexto das escutas telefónicas, referiu que por vezes, na brincadeira, diz vários palavrões ao telefone para quem o está a "escutar"... QUE RAIO DE EXEMPLO!

FANTOCHADA!

O psiquiatra escolhido pela defesa de Carlos Silvino ("Bibi) para o acompanhar durante as sessões do julgamento disse terça-feira que o ex-funcionário casapiano "está com amnésia" e "não tem condições para ser julgado"...POIS POIS!

CONCORDO COM OS SOCIALISTAS

O PS entregou esta segunda-feira um requerimento na Assembleia da República no qual questiona o lançamento do último volume do livro Harry Potter no Panteão Nacional.

O deputado socialista José Lello critica que «os túmulos dos nossos heróis sirvam de cenários a fantochadas destas».


Devo, também referir, que não sou adepto das "estórias" do Harry Potter!

segunda-feira, outubro 27, 2003

TANTO PROTAGONISMO...

Confesso: estou farto de ver advogados e juízes, quer na televisão quer nos jornais!

Que os juristas e magistrados tinham uma certa tendência para protagonismo já tinha reparado mas que a sofreguidão em aparecer e "mandar" bitaites era tanta, não sabia...

Chega de:

- João Nabais;
- Celso Cruzeiro;
- João Pedroso;
- António Marinho;
- Souto Moura;
- Serra Lopes;
- Ricardo Sá Fernandes;
- Eurico Reis;
- Alexandre Batista Coelho;
- Rogério Alves;
- José Miguel Júdice...entre outros!

VIVA O NÍVEL

Vou abrir uma excepção e falar de futebol aqui.

Ontem, na festa de inaguração, marcadamente "novo-riquismo", do novo estádio do Benfica, a que pretensiosamente chamam "Catedral", Manuel Vilarinho deu mais uma prova de boa-educação:

Manuel Vilarinho reagiu ontem da pior maneira a uma pergunta de um jornalista sobre as eventuais comissões pagas pela transferência de Roger para o Benfica: "Hoje não é dia para essas perguntas. Hoje são apenas questões de alegrias e sobre o estádio. E também lhe digo: quero que o Roger se f..."

Será que antes da festa começar já o senhor tinha abusado do alc...?

A juntar ao "belo" exemplo do seu presidente , os adeptos benfiquistas deram também provas da sua boa-educação, civismo e bem-receber, ao assobiar o nosso Primeiro-ministro!



Que diferença face à inauguração do "meu" Alvalade XXI, onde não houve insultos de qualquer espécie, onde as equipas foram acolhidas no relvado ao som do hino da equipa convidada ( Manchester United ) e quando uns quantos energúmenos começaram a gritar "em cada lampião há um cab..." , logo foram silenciados pelos assobios em massa dos outros adeptos.

Ser grande não é ter um estádio com maior lotação que os outros...

sexta-feira, outubro 24, 2003

SONDAGEM



Após algum tempo sem colocar sondagens no "Arte de Opinar!" parece-me apropriado ter a opinião dos leitores deste blogue sobre quem deverá conduzir os destinos do Partido Socialista, tendo em conta o repto lançado por Manuel Maria Carrilho.

quinta-feira, outubro 23, 2003

VÁRIOS PS's...

Confesso, enquanto observador atento do fenómeno político nacional, que sinto alguma tristeza por ver o rumo ( ou a falta dele ) do Partido Socialista.

Uma oposição forte e credível enriquece e fortalece o sistema democrático e neste momento, pese a boa vontade do dr. Francisco Louçã, não pode ser o BE a locomotiva dessa mesma oposição.

Por isso, enquanto cidadão português, espero que o PS aproveite esta trapalhada em que o "meteram" para fazer "reset", arrumar a casa e empenhar-se a 200% numa oposição que apresente alternativas sólidas a um governo de centro-direita que tem governado, a seu bel-prazer, exceptuando alguma incomodidade gerada pelos movimentos sindicais...aliás, não é em vão que se diz que tem mais poder, a figura do Secretário-geral da CGTP do que o líder do PCP!

Ao ver o PS de Ferro Rodrigues, Ana Gomes, Adão e Silva, Paulo Pedroso, Manuel Alegre, tenho cada vez mais saudades do PS de Guterres, Sócrates, Vitorino, Seguro, e Gama.

Sempre considerei ser um suicídio político, por parte de Ferro, reposicionar o PS à esquerda, porque considero que a única forma de reconquistar o poder passa por apelar ao eleitorado do centro, urbano e periurbano, aos jovens e às mulheres, coisa que não tem manifestamente sido feita.

Ocupar um espaço natural do PCP, e agora do BE, foi uma manobra sucidária com resultados desastrosos.

Não nos esqueçamos que Guterres deu duas vitórias ao PS em eleições legislativas, roçando a maioria absoluta; aliás, devo referir que me custa muita ver a ingratidão dos socialistas para com Guterres, parecendo que lhe foi lançado um anátema. Por quê?

Por último, neste momento só vejo um homem com capacidade de liderança, capaz de aglutinar todo o PS e de lançar as bases para um futuro risonho: António Vitorino.

Como este me parece indisponível que avance a outra alternativa válida: José Sócrates. E que voltemos a ter um partido socialista marcadamente social-democrata!

CARRILHO, O ABUTRE!

Que Manuel Maria Carrilho queira um Congresso extraordinário ainda entendo.

Que MMC queira ver a situação clarificada no PS ainda entendo.

Que Carrilho queira fazer desta bagunçada no PS uma oportunidade para ser líder já me parece condenável.

Aliás, esse senhor é mestre em fazer sombra a quem quer que seja líder do PS; a sua obsessão em atingir a liderança é tão grande que à primeira oportunidade solta as garras...que o diga, Guterres!

E mais uma coincidência: sabemos que Carrilho cultiva as boas relações com o clã Soares e que este tem boas relações com o DN. Qual o jornal onde mais uma vez Carrilho publica o seu manifesto? Esse mesmo, o DN!

Só que os Soares estão a utilizar Carrilho para que este faça caír Ferro e finalmente João Soares aceda ao lugar de Secretário-geral...o que acho pouco provável tal como em relação a Carrilho!

ESTRANHA SIMBIOSE ENTRE UM TELEMÓVEL E UMA CÂMERA DE TELEVISÃO



Recupero um tema sempre actual:

Muitas vezes me tenho interrogado como surgiu e se disseminou este estranho vírus que afecta grande parte da população portuguesa mais dada a estas coisas dos "mirones"; já repararam na quantidade de pessoas que, a partir do momento em que sentem que estão a ser filmadas imediatamente põem o seu telemóvel em riste ligando para os amigos ou para a família a orgulhosamente informarem que estão a aparecer na caixa que mudou o mundo...e que assim estão a ter os seus segundos de fama!

Para agravar esta estranha relação causa-efeito entre a câmera e o telemóvel que se traduz numa atitude de nacional-parolice uns quantos ainda se atrevem a acenar "lá para casa"... e o mais grave de tudo isto, é que até já têm o seu guru que é nada mais nada menos que o já célebre "emplastro" ou "animal", o qual faça chuva ou faça sol inevitavelmente aparece "perigosamente" colado às costas de qualquer repórter em serviço, sobretudo para as bandas do Porto!

Nesta terrivel fase de desvario colectivo que atravessamos não me admiraria que esta intrigante personagem também fosse lançada para a roleta dos putativos candidatos às próximas presidenciais...com tamanho "share of voice" , digamos que o rapaz tem uma popularidade bem interessante!

quarta-feira, outubro 22, 2003

TENHAM TENTO NA LÍNGUA!

Aos políticos que sucumbem com facilidade à tentação de se arvorarem nos grandes moralizadores da nação e que disparatadamente criticam tudo e todos, só posso pedir que tenham juízo, porque a necessidade de protagonismo não justifica tudo!

Provem, quando lhes for dada a oportunidade, que são melhores do que aqueles que criticam!

VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!

Portugal é um dos países da União Europeia com maior número de toxicodependentes: entre 60.000 a 100.000 .

Enquanto a hipocrisia persistir e a economia paralela continuar a alimentar este país, nenhum governante terá a coragem de enfrentar e erradicar este problema.

O poder dos senhores da droga é muito forte, a lavagem de dinheiro sustenta em parte a economia portuguesa.

Recordo que Almeida Santos, anterior presidente da Assembleia da República, um dos homens com mais influência no PS, há uns anos tentou enfrentar o problema, até porque a sua filha falecida tinha sido toxicodependente. O resultado foi o seu imediato silenciamento: nunca mais falou sobre o assunto.

Os interesses são por demais poderosos e enquanto isto continuar, vamos alegremente assobiar para o lado, e fazer de conta que a situação não é connosco.

Pergunto: qual de nós , não tem um familiar ou amigo que tenha caído nesta terrivel tentação?

Há muitos discursos, muita conversa, mas acções reais e concretas para destruír o tráfico de droga e quem dele se alimenta, nada!

Vejam estas contas: se temos, aproximadamente, 80.000 toxicodependentes e se cada um consumir em média 10 contos por dia, temos 800.000 contos diários, o que equivale a : 292 milhões de contos por ano!

Hipócritas!

O MESMO CONSELHO

Deixo o mesmo conselho ao dr. Francisco Louçã: evite as más companhias! Não alinhe nessa!

O Partido Socialista quer que o Bloco de Esquerda (BE) integre a coligação PS/PCP às eleições para a Câmara de Lisboa.

UM POUCO DE HONESTIDADE NÃO LHE FARIA MAL

EDITE ESTRELA CULPA COLABORADORES

“Assumo a responsabilidade política dessa carta, mas não assumo a sua autoria material.” Foi desta forma que a deputada socialista e ex-presidente da Câmara Municipal de Sintra Edite Estrela se dirigiu ontem ao colectivo de juízes do Tribunal de Varas Mistas de Sintra .

E assim se continua a ver o "calibre" destes socialistas... por isso é que digo ao António Vitorino: amigo, deixe-se estar em Bruxelas, sempre está em melhor companhia!

INFELIZMENTE

Só nestas situações infelizes é que estamos sempre em posição de destaque:

Portugal continua a ser o segundo país da União Europeia (UE) com maior número de casos de HIV entre os Consumidores de Droga Injectável (CDI), a seguir à Espanha, revelou esta quarta- feira a agência europeia da droga (OEDT).

terça-feira, outubro 21, 2003

DURÃO IMITA SAMPAIO

O primeiro-ministro, Durão Barroso, apelou à serenidade dos portugueses no desenrolar do processo Casa Pia e alertou para os problemas do país, que "não se esgotam" na pedofilia.

Vá lá dizer isso para o Largo do Rato, para ver se começam a fazer oposição a sério e se deixam de obsessões com pedofilia, cabalas, PGR, escutas telefónicas ....

POIS, POIS

A ex-presidente da Câmara de Sintra, Edite Estrela, disse terça-feira que desconhecia ( ! ) estar proibida pela Lei Eleitoral de 2001 de promover a sua candidatura através de meios municipais, quando foram editados documentos pelos quais foi processada.

Mas que mania esta que os políticos têm, de querer fazer dos outros parvos! E a dra. Estrela tem mesmo "pinta" de estar a ser sincera!

TUDO A SOPRAR!

A Câmara Municipal do Porto quer que os seus funcionários comecem a soprar no balão, de forma a reduzir os acidentes de trabalho.

A medida deverá começar a funcionar a partir de Janeiro, mas já provocou reacções negativas dos trabalhadores.

A Comissão de Trabalhadores da Câmara do Porto afirma que esta medida só será aceite se for alargada a todos, incluindo os membros do Executivo camarário.

Eu acho que seria uma boa medida para se aplicar também nas reuniões de Conselho de Ministros!

BILL, HIMSELF!

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton considerou esta terça-feira em Lisboa, que a NATO e as relações transatlânticas continuam a ser fundamentais para a segurança mundial nos próximos 50 anos, tal como o foram nas últimas cinco décadas.

Será que o nosso amigo Bill não podia ter uma conversazinha com o G. Walker Bush para ver se este aprendia alguma coisa?

Confesso que se fosse norte-americano, teria votado em Bill Clinton, quer em 1992 quer em 1996, tal como em Al Gore, em 2000, acrescente-se: prefiro um presidente que brinque com estagiárias mas que seja competente do que um "jerk", neoconservador!

SEM DÚVIDA, SR. PRESIDENTE!

O Presidente da República, Jorge Sampaio, disse esta terça-feira, numa declaração ao País, que a «novela judiciária», que o processo Casa Pia constitui, distrai os portugueses «de todas as outras preocupações e projectos, igualmente essenciais».

Afinal, há um socialista que consegue ser lúcido...

TRAVIS



Tendo há alguns dias noticiado que os Travis, banda escocesa tinha acabado de lançar um novo disco, percebi que ainda são relativamente desconhecidos do público português.

Sendo assim,

Têm 4 albums publicados

12 Memories (2003)
The Invisible Band (2001)
The Man Who (1999)
Good Feeling (1997)


Vários singles:

Re-offender
Flowers In The Window
Side
Sing
Why Does It Always Rain On Me?


Os Travis recriaram ainda uma canção de Britney Spears (!) , Hit me baby one more time, fazendo com que a mesma até parecesse aceitável.

A banda é constituída por:

Neil Primrose
Douglas Payne
Andy Dunlop
Francis Healy


Aqui está a sua história na língua nativa da banda:

Back in 1994 Travis were then called Glass Onion. These were a pre-Dougie band with consisted of Fran, Andy, Neil and two other guys that not many people know much about. They were trying to make sweet music down in Glasgow's "King Tut's Wah Wah Hut - the legendary Scottish venue that Oasis were discovered in by Creation Record boss Alan McGee.

Glass Onion became Travis in the rehersal room above The Horseshoe Bar in Glasgow where Neil once worked and Fran and guitar tech Jonnie sneaked in after school, removing their school ties trying to get served. Fran decided to sack the two "mysterious" members of the band and drafted in Dougie. Travis were now a four peice - Fran Healy on vocals and guitar, Dougie Payne on bass and backing vocals, Andy Dunlop on guitar and Neil Primrose on drums. Fran would be in the rehersal room from midday - 6pm and then the rest of the band would wonder in and they'd reherse until 11pm.

They got the rehersal room and electricty for free as Neil was more of a friend to the Horseshoe Bar owner Dave than a empolyee. Dave has now put up a plaque on the outside of the bar that says "Travis, UK number 1 album, 'The Man Who', August 1999. The band reshersed here for three years before signing to a major record company".

After being the first band to get arecord deal with Independiente in September 1996, and moving the 400 miles from Glasgow to London, the past three years of worked seemd to have been worth while. Travis were well on their way to super stardom.

Also in 1996, Travis got themselves a managed by Ian McAndrew and Tim Simeonon of 'Wildlife Management' and were the first rock bands on their books.

The band's first proper single was 'U16 Girls' (after releasing 'All I Wanna Do Is Rock' on thier own record label 'Red Telephone' which was limited to 750 copies).

They gained a famous fan called Noel Gallagher (You may have heard of him) and were invited to support them on tour on his request, as well as supporting Cast and Catationa.

The band's debut album 'Good Feeling' was released in 1997 which as well as containing 'UI6 Girls', included future hit singles like 'All I Wanna Do Is Rock', 'Happy', 'Tired Of The 90's' and 'More Than Us'. It was recorded in New York with producer Steve Lilywhite and was given great critical aclaim by the British media (which almost never happens!) and were nominated for a Best Newcomer Brit Award in 1998, which sadly wasn't to be theirs.

The band hid away for a year and came back with the excellent 'The Man Who' in May 1999. This was to bring the singles 'Writing To Reach You', 'Driftwood', 'Why Does It Always Rain On Me?' and 'Turn' which all reached top 20 status.

Even though the 1998 Brit Awards were a little disappointing, the 2000 Brit Awards were to be a different story. Travis came away with Best Group and Best Album for 'The Man Who'. Also this year, Fran won a prestigious song writing award, an Ivor Novello.

Travis have written their third album already and will start recording it in October 2000 for an early 2001 release. It is currently of the working title 'Afterglow'.

segunda-feira, outubro 20, 2003

AINDA PAS!

Ao Indy:" O New York Times traz todas as semanas notícias sobre este processo e acho que todos devemos ter uma preocupação com o bom nome do país."

Será que este rapazinho estudou mesmo Sociologia? A preservação do bom nome do país passa por termos comportamentos dignos e correctos, e não por "encobrirmos" a porcaria!

Para o PAS não importa haver pedofilia desde que seja encoberta.

E é por jovens como este que passa a renovação do PS!

DEUS NOS LIVRE!

Se esta é a nova geração do PS, Deus nos livre!

Pedro Adão e Silva ao Indy:

" Não aceito que se verifique a morte cívica e política de Paulo Pedroso por ser arguido de um processo em que não foi condenado."

Tão jovem e já com tanta falta de memória; já se esqueceu certamente do barulho que o PS fez ao pedir a demissão de Paulo Portas, por este ser "apenas" testemunha no processo Moderna.

É O CAOS SENHORES!

- universidades geridas por clãs mafiosos;
- pedofilia na Casa Pia;
- políticos corruptos;
- ministros a quem se metem cunhas;
- incêndios devastadores;
- autarcas a contas com a justiça e a banhos no Brasil;
- contas de "sobrinhos" na Suíça;
- presidentes de Câmara "obcecados" com casinos;
- políticos e outras figuras públicas pretensamente pedófilos;
- advogados em choque com juízes;
- políticos em choque com o poder judicial;
- violação do segredo de justiça;
- escutas telefónicas;
- reportagens implacáveis sobre Portugal na imprensa estrangeira ( Le Point, Time, El Pais );
- polémicas no futebol;
- recessão económica;
- aumento da sinistralidade na estrada;
( ... )

Tragam-me 2 Prozac's por favor...e depressa!

domingo, outubro 19, 2003

SE ALGUÉM MERECE...

O Papa João Paulo II beatificou este domingo Madre Teresa de Calcutá, a freira albanesa que dedicou a sua vida aos mais pobres.

Mais de 250 mil pessoas assistiram à primeira cerimónia de beatificação de um Prémio Nobel da Paz.

Sem dúvida, uma homenagem merecidíssima a uma Mulher que dedicou a sua vida aos outros!

TAMBÉM EU

O líder Bloco de Esquerda Francisco Louçã afirmou sábado, que os bloquistas querem ver o cumprimento da promessa do governo de " colocar as pensões de reforma ao nível do salário mínimo nacional, até 2006".

Também eu quero ver se as promessas eleitorais afinal são para cumprir...nomeadamente por parte do novo "amigo" dos desfavorecidos - Paulo Portas!

ASSIM NOS VÊEM "NUESTROS VECINOS" ...eu não vou nessa dos HERMANOS!

DE SUEÑO A PESADILLA : Portugal, en quiebra política y social . No Jornal El País!

sábado, outubro 18, 2003

FERRO RODRIGUES: um homem sem prisão de ventre!

Escutas telefónicas:

Ferro Rodrigues a António Costa: «Tou-me cagando para o segredo de justiça».

O homem que pretensamente proferiu estas declarações quer ser primeiro-ministro de Portugal...

ENTÃO E AGORA?

A Associação Nacional de Municípios (ANMP) demarcou-se esta sexta-feira da iniciativa do ministro Paulo Portas de convocar três mil mancebos portugueses para as cerimónias do Dia da Defesa, dia 20, no Alfeite, em Almada...assim tipo Mocidade Portuguesa!

Às autarquias era pedido que assegurassem o transporte dos convocados.

Sendo assim, quem é que vai levar os "meninos" a Paulo Portas?

MENOS UM...

O Juíz do processo Casa Pia, Rui Teixeira, determinou hoje a libertação do advogado e arguido, Hugo Marçal, que se encontrava detido preventivamente no âmbito do caso de abuso sexual de menores.

Aos poucos, parece que eles vão saíndo...

MAIS UM

Só agora descobri o novo blogue de Rita Ferro Rodrigues: No Parapeito

DUAS BOAS NOTÍCIAS!

- As adesões ao Movimento de Blogues Empenhados começam a acontecer;

- O doutor Francisco Louçã vai conceder, em breve, uma pequena entrevista a este blogue.

quinta-feira, outubro 16, 2003

PROPOSTA



Agradavelmente surpreendido com a entusiástica e descomprometida adesão de vários colegas de blogosfera, à acção sobre Leucemia, lembrei-me de propôr a criação de um Movimento.

Existindo já a UBL-União dos Blogues Livres, por que não criar o MOVIMENTO DE BLOGUES EMPENHADOS?

Qual o objectivo?

- a criação de um laço ou vínculo, desinteressado e despretensioso entre bloguistas, sem qualquer objectivo de carácter associativo político ou religioso, sem qualquer tipo de hierarquia e sem prejuízo das convicções de cada um.

Quais as características?

- presença do logo do movimento no blogue, assim como a menção à condição de membro;

- links entre os vários membros ( facultativo );

- intercâmbio de artigos e informações, de interesse, entre membros, via e-mail;

- definição e construção conjunta de acções, como a da Leucemia, no passado dia 15;

- encontros entre membros ( jantares, …), visando promover o convívio e a troca de ideias e de opiniões;

- outras iniciativas a propor pelos vários membros.

Por quê EMPENHADOS?

- porque se pode, e deve, ser empenhado em causas, na defesa de ideias, na geração de iniciativas, e mesmo empenhado, infelizmente em sentido económico, nos dias que correm…

Por quê estas cores no logo?

- porque sendo um blogue gerado em Portugal, presta homenagem às cores de todos nós ( os monárquicos que me perdoem não ser azul e branco ).

Qual a condição ou requisito para se ser membro?

- não ter um blogue com mensagens e conteúdos ofensivos.

Que tal? Vamos a isto?

Apenas para controlo dos membros, peço a quem queira fazer parte deste movimento, que por favor me envie via –email, o seu username ( ou nome artístico ) e respectivo blogue.

Informo ainda que este movimento já tem um membro: eu!

ORGANIZAÇÕES SECRETAS E SEMI-SECRETAS

Confesso que já há algum tempo vinha ponderando escrever sobre organizações secretas e semi-secretas neste espaço, pese embora a sensibilidade do tema.

Quando penso nisso, logo me vem ao pensamento, Maçonaria, Opus Dei, Rotários, Lions, and the list goes on...

Como pouco ou nada sei sobre o assunto, pergunto-me: a que se dedicam?

Quase sempre falam na sua filantropia e na sua qualidade de beneméritas mas para isso precisam de ser secretas?

E afinal onde se revela essa filantropia e esse altruísmo? Qual o bem para a sociedade que a sua acção acarreta? Confesso a minha ignorância...

Adultos com aventais a realizar cerimónias esotéricas, cujos contornos se desconhecem, é coisa que não consigo imaginar!

Grupos de pessoas que se associam, com uma transversalidade política, religiosa, económica, social, é algo que não consigo perceber...será que a Utopia, sonhada por Thomas More é concretizável?

Afinal o que os une? Qual o desígnio?

Será a procura do bem-comum? E para isso têm de se cobrir com um manto de segredo, apesar de estrategicamente (?), em algumas épocas ( de recrutamento?) mostrarem uma certa abertura à sociedade civil?

Não percebo e desconheço, confesso...mas também, se percebesse, não estaria aqui a escrever isto!

Só mais uma nota: acho que foi o post onde utilizei mais pontos de interrogação. Por quê ?

P.S.: quando se falou no escândalo da Moderna alguém mencionou a Maçonaria; quando se falou do escândalo do Banco Ambrosiano e de Giulio Andreotti, falou-se de Opus Dei...

quarta-feira, outubro 15, 2003

IMORAL!

Apesar de ser católico, não posso deixar de considerar imoral, saber que os trajes dos cardeais que se preparam para reunir no Consistório a realizar dentro de dias no Vaticano, custam entre 2.000 a 4.000 euros!

Com tanta pobreza no Mundo, imagino:

- quantas pessoas em dificuldade seriam ajudadas com esse dinheiro que se vai gastar de forma supérflua por mera ostentação?

Parece-me que não foi isto que Jesus Cristo andou a pregar...aliás, teve uma vida bem prosaica enquanto andou entre nós!

Agradeço ao doutor Francisco Louçã o e-mail recebido; quiçá um novo leitor deste blogue!

FRANCISCO LOUÇÃ




Confesso que politicamente me posiciono no centro-direita mas não deixo de admirar um homem como Francisco Louçã, apesar de não me identificar em nada com aquilo que ele defende; aliás, não deixa de ser louvável o “romantismo” ideológico do BE.

No entanto, a sua frontalidade, honestidade intelectual, inteligência e coragem política, merecem que hoje aqui o destaque como um dos mais notáveis parlamentares da actualidade.

Professor de economia ( doutorado ) no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, foi preso na Capela do Rato em 1972 durante um protesto contra a guerra colonial , tendo sido posteriormente libertado de Caxias sob caução.

Militante da LCI desde Dezembro 1973, integrou o comité central desta organização desde Julho de 1974.

Em 1978 encontra-se entre os fundadores do PSR e é desde então membro da direcção deste partido.

Director da revista Combate, tem assinado regularmente na imprensa portuguesa artigos de análise política e tem já uma vasta obra publicada de onde se destaca "Ensaio para uma revolução" (1974) "Herança tricolor" (1989) e "A maldição de Midas" (1994).

Actualmente, exerce ainda funções de deputado, sendo o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, força política onde se integra o seu PSR.

EMOCIONADO



Confesso que hoje fiquei “emocionado” ao ler que a dra. Ana Gomes, enquanto funcionária do PS ganha 2.000 euros mensais ( 400 contos ), cinco vezes menos do que aquilo que auferia enquanto embaixadora.

Tive pena da senhora, coitada, até porque ao regressar para Lisboa, o seu objectivo não será o de “pular” para o Parlamento Europeu, onde o ordenado será 7 ou 8 vezes mais do que aquele que aufere…é uma sacrificada!

A SOMBRA



O senhor Pedro Namora, incansável justiceiro, na sua incessante procura de protagonismo, deslocou-se hoje com mais uma dezena de pessoas, ao hemiciclo da Assembleia da República vestidos com camisolas brancas.

Por “coincidência” foi também o dia em que o deputado Paulo Pedroso retomou funções no Parlamento. Entre o grupo encontrava-se também uma amiga de Carlos Silvino e um elemento da Opus Gay. O grupo esperou pela entrada do deputado socialista, arguido do processo Casa Pia, e saiu minutos depois.

Para quê toda esta fantochada? E será que me enganei quando há uns dias aqui referi que o senhor Namora era militante do PCP? Será antes do Opus Gay ?

COBARDE!



Assim que a colega de blogosfera, Ana Anes, me propôs que utilizássemos este meio “virtual” que está na moda, para falar em uníssono sobre um tema sério, de imediato aceitei.

Primeiro, e mais importante, por respeito por quem sofre desta terrível doença;

Segundo, por respeito por quem se vê privado de um ente querido;

Terceiro, porque acredito que poderá ser uma pedrada no charco e um bom exemplo, utilizar vários blogues para sensibilizar a população para temas sérios, nomeadamente a que lê estes espaços virtuais;

Quarto, para provar que nem só de polémica ou humor vive a blogosfera;

Quinto, porque acredito na sinceridade e na bondade da ideia da Ana.


Tenho a sorte de não ter perdido alguém que me seja querido, por causa deste “demónio” mas tenho-me cruzado ao longo da vida com pessoas que ficaram privadas de entes queridos, ceifados por este flagelo…e cuja indelével dor não se consegue esconder nem apagar.

Obviamente, que me toca profundamente, o sofrimento de alguém que padece desta inexorável doença, mas permito-me ressalvar a minha particular solidariedade e simpatia para com a dor de crianças enfermas.

É um lugar-comum aquilo que vou escrever, mas que se “lixe”, é do fundo do coração que o escrevo:

- com que direito se tolhe a vida de uma criança, as suas ilusões, os seus sonhos, a sua inocência…que mal fez ela para que não possa ver o amanhã? É uma luta desigual e COBARDE! São vítimas indefesas!

Temos que fazer tudo o que nos seja possível para minimizar a dor de quem sofre e lutar sem descanso pela erradicação da leucemia!


Menciono a seguir autênticos heróis que não baixam os braços nesta corajosa batalha!

Associação Portuguesa Contra a Leucemia
Organização Portuguesa de Transplantação
Lusotransplante


Notas soltas

- 100 novos casos de leucemia por cada milhão de indivíduos em Portugal;

- “ É urgente criar um registo de dadores de médula”, segundo o Dr. Duarte Lima, advogado, ex-líder parlamentar do PSD e Vogal da Direcção da APCL;

- como não é possível rastrear esta doença, pois atinge a pessoa de um momento para o outro, um dos objectivos principais é a criação de um registo de dadores eficaz;

- em Portugal existem poucos dadores de medula (cerca de 1500 dadores).


O que é a leucemia?

A leucemia é uma doença maligna dos leucócitos (glóbulos brancos) e pode ser classificada em aguda ou crónicas. As causas não são hereditárias nem contagiosas. Por um processo não totalmente conhecido, uma das muitas células que dão origem aos leucócitos sofre uma alteração e passa a crescer de forma não controlada. Os sintomas mais frequentes resultam da diminuição dos elementos normais do sangue, o que se traduz, no aumento no risco e número de pneumonias e amigdalites, anemia e aparecimento de hemorragias.

terça-feira, outubro 14, 2003

MAIS SOBRE O LE POINT!

No Fumaças:

...Les socialistes crient au complot pour décapiter leur parti et dénoncent les écoutes télephoniques contre leurs dirigeants. Mais tel familier du sérail socialiste n'y prête guère crédit: "Je ne crois pas du tout à la thèse du complot politique. Tous les partis sont mouillés, ils ont tous leurs réseaux spécialisés - le PC comme les autres - et ils ont tous quelque chose à y perdre."...

... Dernière personnalité sur le gril, Eduardo Ferro Rodrigues, le patron du PS portugais, dont certains témoins affirment qu'il assistait parfois, sans y participer, aux parties pédophiles.

Ai como as orelhinhas devem estar quentinhas para os lados do Largo do Rato!

BRAGANÇA

Que forma tão estranha de divulgar uma cidade! Vai ser bonito ver adeptos estrangeiros, aquando do Euro 2004, a caminho de Bragança, para se "deliciarem" com as especialidades locais...

Só ingleses, a caminho de Portugal, estima-se que sejam 50.000!

Construam infraestruturas em Bragança, para receber esta gente toda, por favor!

segunda-feira, outubro 13, 2003

FÁTIMA

A peregrinação internacional que hoje terminou no Santuário de Fátima, teve a particularidade de assinalar o encerramento do Ano do Rosário, proclamado em 2002 por João Paulo II.
Essa iniciativa visava ser um apelo à valorização da oração nas comunidades cristãs e foi recordada nas cerimónias religiosas, presididas pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

LE POINT!


A notícia da revista francesa Le Point sobre dois alegados ministros pedófilos no Governo português foi analisada em Junho pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que não encontrou motivos para abrir inquérito criminal, disse à Lusa fonte da PGR.

Ora, como o Dr. Souto Moura gosta de mostrar que sabe mais do que aquilo que realmente sabe, será que devemos acreditar nisso?

ACÇÃO "LEUCEMIA"!

Ainda sobre o post:
Para mostrar que o fenómeno dos blogues pode ser útil para divulgar temas importantes deixo a seguir um texto divulgado pela colega de blogosfera, Ana Anes ( ver link na coluna da direita ):

Em conjunto com vários " bloguistas", para a semana haverá um dia- a definir- ( quem quiser juntar-se a nós, por favor contacte-me) dedicado ao tema leucemia, um tema que me é muito querido, de forma a sensibilizarmos os nossos conterrâneos para a doação de medula.

Para não pensarem que os blogs é só para a risota ( que também é muito importante...).

A ideia é todos os blogs terem um texto escrito sobre o tema. Cada um na sua perspectiva.

Deixo aqui o apelo aos leitores deste blogue: 4ª feira é o dia escolhido!


Temos os seguintes blogues aderentes:

Aviz
Crónicas Matinais
100 Nada
Firewind
Edynet
Eu Vou Mas Volto
Alma Despida
Memorial do Convento
Cidadão do Mundo
Blogotinha
Serra Mãe
Indispensáveis
Fumaças
Desblogueador de Conversa
Conversas de Merda
Folgo em Saber

Bem-hajam, caros amigos "bloguistas"!

E MAIS UMA VEZ , ANA GOMES

Confesso que, a seguir, é como gosto de a ver:


AINDA A MESMA "SENHORA"

Ana Gomes disse que José Lamego, colega de partido, ia para o Iraque “arriscar a vida ao serviço do Governo de Durão Barroso” e “das forças da coligação ocupante”.

A mesma lançou ainda dúvidas sobre quem pagaria a Lamego: para ela, a ONU “não era certamente”, pelo que só “podia ser o Estado português ou os americanos”.

José Lamego não se ficou e respondeu à letra: " quem é que lhe paga para tão afanosa e sistematicamente estar a destruir a credibilidade que o PS acumulou em matéria de política externa ao longo dos quase trinta anos de vida democrática ?”

A velha escola MRPP marcou esta senhora de forma profunda...com esta postura caceteira só desprestigia o seu partido, mas eles lá sabem...

ANA GOMES

A dirigente do PS questionou se haveria alguma investigação judicial às informações da revista Le Point, sobre a existência de 2 ministros pedófilos no actual Governo.

Até aqui, tudo bem , concordo com o que ela pede, mas fazer disso uma vingança pelo facto de haver um arguido socialista, a propósito da pedofilia, já me parece condenável!

Que essa senhora é sectária e faz gaúdio em alimentar polémicas já sabia mas há limites ... agora entramos numa lógica de "olho por olho, dente por dente?"

sábado, outubro 11, 2003

NÃO PODIA CONCORDAR MAIS

Ricardo Costa, Director da SIC Notícias e um dos melhores e mais competentes jornalistas da área política, em Portugal, disse o seguinte:

" Os analistas políticos preocupam-se demasiado com os sinais superficiais e menos com as questões estruturais."

Subscrevo e aplaudo!

BOM FIM-DE-SEMANA!

sexta-feira, outubro 10, 2003

MAIS HUMOR

Para entrarmos bem-dispostos no fim-de-semana que se avizinha, recomendo um post de humor genial no Cidadão do Mundo, relativo a uma pergunta feita sobre George Bush no concurso"Quem quer ser milionário", versão alemã!

Ainda nos queixamos de nós próprios...

AINDA SOBRE CARVALHAS E INGLATERRA:

Pronúncia de Carvalhas

Carlos Carvalhas por ter aquele problema de dicção, foi aconselhado a não fazer nenhuma deslocação diplomática a Inglaterra, para evitar a natural saudação à rainha:

"God Shave the Queen".

TRISTEZA!


No debate mensal com o Primeiro-Ministro, que hoje teve lugar no Parlamento, Carlos Carvalhas comparou Tony Blair a uma avestruz; de imediato foi advertido pelo Presidente da AR, Mota Amaral, pela forma menos correcta como se referiu ao Chefe de Estado de um país amigo; eis a “brilhante” resposta do líder do PCP:

- “eu anoto que o Sr. Presidente não gostou desta figura de retórica, mas creia que não quis ofender o animal”.

É por estas e por outras que o Parlamento e os representantes da Nação por vezes dão péssimos exemplos aos cidadãos…e quanto a poder ter uma carreira alternativa como humorista, por exemplo em stand-up comedy, Dr. Carlos Carvalhas, deixo-lhe um conselho:

- meta as suas “graçolas” no saco!

CATHERINE DENEUVE? É LÁ!

Até me assustei quando soube que a Catherine Deneuve tinha vindo a Portugal como se pode ler no Sangue Leonino. Pensei logo no Parque Eduardo VII e noutra Catherine, por quê?

quinta-feira, outubro 09, 2003

UMA NOBRE CAUSA

Para mostrar que o fenómeno dos blogues pode ser útil para divulgar temas importantes deixo a seguir um texto divulgado pela colega de blogosfera, Ana Anes ( ver link na coluna da direita ):

Em conjunto com vários " bloguistas", para a semana haverá um dia- a definir- ( quem quiser juntar-se a nós, por favor contacte-me) dedicado ao tema leucemia, um tema que me é muito querido, de forma a sensibilizarmos os nossos conterrâneos para a doação de medula.

Para não pensarem que os blogs é só para a risota ( que também é muito importante...).

A ideia é todos os blogs terem um texto escrito sobre o tema. Cada um na sua perspectiva.


Deixo aqui o apelo aos leitores deste blogue: 4ª feira é o dia escolhido!

ÍDOLOS



Mudam-se os tempos, mudam-se as "estrelas" da sociedade portuguesa!

Depois dos futebolistas, dos inenarravéis participantes nos vários Big Brother, dos actores de novelas da TVI, dos apresentadores de TV, temos novos "ídolos" sob as luzes da ribalta:

- políticos;
- advogados;
- juízes.

Será que neste pequeno país ninguém tem bom-senso e a noção do ridículo?

Depois de vermos juízes e advogados em choque frontal, assistimos agora ao degradante duelo entre a classe política e os orgãos de justiça...

A sede de protagonismo cega tudo e todos?

Aliás , a exemplo do que disse de Namora no post anterior, ontem, fosse qual fosse o canal que visse ( Sic, Sic Notícias, RTP, e TVI ) lá estava ele, todo pujante , o representante da Ordem dos Advogados, Rogério Alves! Deve ter batido todos os recordes de presença em poucas horas nos vários canais!

Não sendo eu jurista, e a ter que ver temas sobre justiça na nossa televisão, preferiria ver a excelente série "As teias da Lei - La Law" do que estes "actores" de duvidoso talento!

NAMORA, SEMPRE NAMORA!



Como já tive oportunidade de afirmar, a pedofilia mete-me nojo, logo não é isso que está em causa no que a seguir vou escrever.

O que me faz alguma impressão é ver o Sr. Pedro Namora a arvorar-se de grande defensor das crianças abusadas e desatar a criticar tudo e todos...com que direito, pergunto eu?

Que grande coragem teve ele, ao estar caladinho 20 anos, conhecendo tudo o que se passava na Casa Pia e nada denunciar; foi preciso o jovem "Joel" denunciar a teia para então, o Sr. Namora revelar todo o seu oportunismo e explorar esta situação para se autopromover...confesso que já não posso ver o seu dom da ubiquidade de estar sempre em todos os canais de televisão e jornais a debitar autênticas barbaridades!

Mas acredito que os frutos desta sua dedicação ainda se vão ver daqui a alguns meses, quem sabe com a atribuição de um cargo importante no partido em que está filiado!

Aliás, quase aposto que as grandes doses de motivação para desempenhar este papel de paladino da justiça vêm de dentro do PCP!

LAMENTÁVEL

O PS, pela voz do deputado Jorge Lacão, disse esta quinta-feira que o Procurador Geral da República, Souto de Moura, estava mal informado sobre o acórdão que permitiu a libertação do deputado Paulo Pedroso. Falando à saída de uma reunião da Comissão parlamentar de Ética, Lacão disse aos jornalistas que Pedroso assume a partir desta quinta-feira o mandato como deputado.

Jorge Lacão, talvez ainda levado pelo entusiasmo e frenesim que se apoderou dos socialistas, decorrente da libertação de Pedroso, assumiu uma posição, eticamente condenável!

QUANDO SE É MAL-FORMADO...

«Só se eu estivesse maluco!» Foi deste modo que o presidente do FC Porto reagiu quando questionado se iria convidar o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, para a inauguração do Estádio do Dragão.

Quando se é mal-formado não há nada a fazer: Pinto da Costa tem um mérito, não esconde aquilo que é!

quarta-feira, outubro 08, 2003

AINDA SOBRE PEDROSO


Acho piada à inflexão de posição dos Socialistas: quando Paulo Pedroso estava detido no EPL a justiça não funcionava, agora que foi libertado o sistema funciona na perfeição...

Devo lembrar a esses senhores que nesta fase de euforia, Paulo Pedroso ainda é arguido e que, portanto ainda vai ser julgado.

Por outro lado, compreendo a emoção e as manifestações de alegria por reverem o colega e amigo, mas fazerem disso um espectáculo no espaço nobre que é a Assembleia da República já me parece lamentável!

PARA DESANUVIAR

Duas propostas musicais acabadas de saír:

STING - Sacred Love e TRAVIS - 12 Memories


TIRADAS JORNALÍSTICAS DO MELHOR...

Relembro aqui duas perguntas "brilhantes" feitas por jornalistas:

- Anabela Neves ( SIC ) a Almeida Santos, hoje no Parlamento: " justifica-se esta recepção a Paulo Pedroso que ainda não foi julgado? "

- Carlos Albuquerque ( RTP ) pergunta a Cherbakov, jogador do Sporting, após o acidente que o "deixou" numa cadeira de rodas, na sua festa de homenagem:" não preferia estar lá em baixo a jogar?"

Distracção ou estupidez pura?

QUE FRACASSO!

Teresa Patrício Gouveia, antiga secretária de Estado da Cultura, foi escolhida pelo primeiro-ministro, Durão Barroso, para suceder a Martins da Cruz na pasta dos Negócios Estrangeiros.

Parece-me uma escolha de último recurso e faz-me lembrar os tempos de constituição da equipa deste Governo, nos quais Durão Barroso não conseguia convencer elementos competentes a aceitar o seu convite!

PAULO PEDROSO

O Tribunal da Relação de Lisboa ordenou quarta-feira a libertação imediata de Paulo Pedroso, substituindo a prisão preventiva por termo de identidade e residência.

Se há algum arguido, no âmbito do processo da Casa Pia, em cuja inocência acredito, é sem dúvida Paulo Pedroso, porque sempre achei que as provas incriminatórias assim como todo o processo eram muito débeis...por isso, regozijo-me com esta notícia!

Mas fico preocupado que só figuras públicas como Pedroso, tenham força suficiente para apelar e recorrer a todas as instâncias, por forma a combater o excesso de aplicação da pena de prisão preventiva neste país.

Se Paulo Pedroso tinha sido "tramado" qual será o estado de espírito desses senhores que o queriam prejudicar?

terça-feira, outubro 07, 2003

ANA GOMES?

A Dra. Ana Gomes, personagem cuja truculência e sectarismo não me suscitam qualquer simpatia, vem agora nas "suas tamancas" criticar o Dr. Martins da Cruz; com que legitimidade, pergunto eu?

- essa senhora já se esqueceu dos meses de férias a que recorreu enquanto embaixadora ( e respectivos subsídios ) quando veio para Portugal, para funcionária do PS, receber ordenado do mesmo?

Tenha vergonha!

Ponham antes o Dr. Jaime Gama a falar, em nome do PS, sobre este tema: tem outra legitimidade e é um homem sério!

INEVITÁVEL

Durão Barroso acabou de propôr, na reunião do Conselho Nacional do PSD, que estes concorram coligados com o CDS às próximas eleições para o Parlamento Europeu!

Uff, que alívio, dirá o Dr. Portas!

AINDA SOBRE O ARNOLD!

Estou-me nas "tintas" sobre quem vai ganhar a Governação da Califórnia ( os californianos que se preocupem ) mas achei interessante recuperar algo que Schwarzenegger disse há alguns meses e que atesta que está à altura do cargo, tal a falta de coerência demonstrada:

A estrela de Hollywood Arnold Schwarzenegger desistiu da sua candidatura a governador do estado da Califórnia, citando a sua carreira e vida familiar como prioridades. O actor, de 53 anos de idade, tinha anteriormente expressado o desejo de se empenhar mais na política do seu país de adopção, os Estados Unidos, mas agora parece que a rodagem de “True Lies 2” e “Terminator 3” parecem ser prioridades mais altas na agenda de Schwarzenegger, que declara, «Sinto-me bem a fazer filmes, e ter-me-ia sentido bem no lugar de governador, mas ambos os projectos sobrepuseram-se e tive de manter a minha palavra».

CONFUSO!

Confesso que fiquei confuso ao ver hoje um excerto de uma campanha televisiva anti-Schwarzenegger que dizia o seguinte:

- se a sua mãe é uma mulher (?)
- se a sua irmã é uma mulher (?)
(...)
Confesso que fiquei confuso...às vezes o óbvio faz-nos ficar assim!

PAPA JOÃO XXIII

Depois de ontem ter referido a minha admiração pelo actual Papa, reitero aqui a minha admiração por outra grande figura da Igreja Católica - Angelo Roncalli ( Papa João XXIII ):


Nasceu no dia 25 de Novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo (Itália), e nesse mesmo dia foi baptizado com o nome de Angelo Giuseppe; foi o quarto de treze irmãos, nascidos numa família de camponeses e de tipo patriarcal.

Ingressou no Seminário de Bérgamo, onde estudou até ao segundo ano de teologia. Ali começou a redigir os seus escritos espirituais, que depois foram recolhidos no "Diário da alma". No dia 1 de Março de 1896, o seu director espiritual admitiu-o na ordem franciscana secular, cuja regra professou a 23 de Maio de 1897.

De 1901 a 1905 foi aluno do Pontifício Seminário Romano, graças a uma bolsa de estudos da diocese de Bérgamo. Neste tempo prestou, além disso, um ano de serviço militar. Recebeu a Ordenação sacerdotal a 10 de Agosto de 1904, em Roma.

Em 1915, quando a Itália entrou em guerra, foi chamado como sargento sanitário e nomeado capelão militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate. No fim da guerra abriu a "Casa do estudante" e trabalhou na pastoral dos jovens estudantes. Em 1919 foi nomeado director espiritual do Seminário.

Em 1921 teve início a segunda parte da sua vida, dedicada ao serviço da Santa Igreja. Tendo sido chamado a Roma por Bento XV como presidente nacional do Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé, percorreu muitas dioceses da Itália organizando círculos missionários.

Em 1925, Pio XI nomeou-o Visitador Apostólico para a Bulgária e elevou-o à dignidade episcopal da Sede titular de Areopolis.

Tendo recebido a Ordenação episcopal a 19 de Março de 1925, em Roma, iniciou o seu ministério na Bulgária, onde permaneceu até 1935.

Em 1935 foi nomeado Delegado Apostólico na Turquia e Grécia: era um vasto campo de trabalho. Em 1944 Pio XII nomeou-o Núncio Apostólico em Paris.

Em 1953 foi criado Cardeal e enviado a Veneza como Patriarca, realizando ali um pastoreio sábio e empreendedor e dedicando-se totalmente ao cuidado das almas, seguindo o exemplo dos seus santos predecessores: São Lourenço Giustiniani, primeiro Patriarca de Veneza, e São Pio X.

Depois da morte de Pio XII, foi eleito Sumo Pontífice a 28 de Outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII. O seu pontificado, que durou menos de cinco anos, apresentou-o ao mundo como uma autêntica imagem de bom Pastor. Manso e atento, empreendedor e corajoso, simples e cordial, praticou cristãmente as obras de misericórdia corporais e espirituais, visitando os encarcerados e os doentes, recebendo homens de todas as nações e crenças e cultivando um extraordinário sentimento de paternidade para com todos. O seu magistério foi muito apreciado, sobretudo com as Encíclicas "Pacem in terris" e "Mater et magistra".

Convocou o Sínodo romano, instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canónico e convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II. Visitou muitas paróquias da Diocese de Roma, sobretudo as dos bairros mais novos. O povo viu nele um reflexo da bondade de Deus e chamou-o "o Papa da bondade". Sustentava-o um profundo espírito de oração, e a sua pessoa, iniciadora duma grande renovação na Igreja, irradiava a paz própria de quem confia sempre no Senhor. Faleceu na tarde do dia 3 de Junho de 1963.

ESTUDANTES "FAVORECIDOS"

Ainda sobre o tema dos estudantes favorecidos gostaria de deixar uma pergunta no ar:

- e quantos meninos e meninas são favorecidos pelo facto de serem filhos de políticos com cargos importantes?

Eu recordo-me que, no ISCTE, onde estudei, certos colegas meus, filhos de deputados, eurodeputados e de outros políticos com cargos relevantes tinham notas inflacionadas que não correspodiam ao seu real valor... e muitas vezes eram avaliados por colegas dos pais! Imaginem a sensação de injustiça para os demais colegas...

Também sei, através de amigos, que idêntico fenómeno acontecia na Universidade Católica, onde um dia um professor disse a um aluno: "só hoje é que me diz que é filho de X ? Ó caro amigo, se tivesse sabido antes..."

DE HOLLYWOOD PARA A POLÍTICA!

As eleições californianas, que decorrem esta terça-feira, estão a registar uma forte afluência às urnas. Segundo vários responsáveis, as primeiras horas de votação indicam a maior participação dos eleitores em pelo menos 12 anos.

Nada como ter um "Terminator" a concorrer ao cargo de Governador...será que para combater a abstenção em Portugal ainda vamos ver Herman José ou Catarina Furtado ( os dois loiros mais conhecidos de Portugal ) a concorrer a algum cargo político?

MAS O QUE É QUE ESTE AGORA QUER?

O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, acusou na terça- feira o primeiro-ministro, Durão Barroso, de estar "ausente e à margem" durante a crise que levou à demissão dos ex-ministros Pedro Lynce e Martins da Cruz.

Dr. Ferro Rodrigues, não acha que chega de mexer na "porcaria"? Preocupe-se com os seus problemas...esses sim, aparentemente bem mais graves!

MARTINS DA CRUZ

O ministro dos Negócios Estrangeiros, António Martins da Cruz, demitiu-se terça-feira na sequência do alegado favorecimento da sua filha no acesso à universidade, uma decisão que a oposição acolheu sem surpresas face à situação criada.

Não lhe restava outra opção depois da trapalhada verificada; só lamento que devido a um descuido infeliz se tenham demitido dois dos ministros mais competentes deste Governo...pode ser que sirvam de exemplo de dignidade política a Paulo Portas!

segunda-feira, outubro 06, 2003

KAROL WOJTYLA

Numa altura em que se comemoram os 25 anos do Pontificado de João Paulo II, na minha opinião o Papa mais marcante na história da Igreja, a par de Angelo Roncalli ( Papa João XXIII ), deixo aqui a sua biografia , como forma de homenagem:

Detalhes da vida do Santo Padre

Completa biografia de Karol Wojtyla, desde seu nascimento até sua designação como João Paulo II

Nasceu em 18 de maio de 1920 em Wadowice, sul da Polônia. Sua família estava conformada por seu pai Karol Wojityla, um militar do exército austro-húngaro, sua mãe Emíila Kaczorowsky, uma jovem siciliana de origem lituana, e um irmão adolescente de nome Edmund.

Os pais de Karol Wojtyla o batizaram a poucos dias após nascer, na Igreja de Santa Maria de Wadowice. Aos 9 anos de idade recebeu um duro golpe: o falecimento de sua mãe ao dar a luz a uma menina que morreu antes de nascer. Anos mais tarde faleceu seu irmão e em 1941 morreu seu pai.

De jovem, o futuro Pontífice mostrou uma grande inquietude pelo teatro e pelas artes literárias polonesas. Tanto, que ainda no colégio pensava seriamente na possibilidade de continuar estudos de filosofia e lingüístia polonesa, mas um encontro com o Cardeal Sapieha durante uma visita pastoral, o fez considerar seriamente a possibilidade de seguir a vocação que teria imprimido – então ainda sem revelar-se plenamente – no coração: o sacerdócio.

Ao desatar-se da Segunda Guerra Mundial os alemães fecharam todas as Universidades da Polônia com o objetivo de invadir não somente o território, mas também a cultura polonesa. Frente a essa situação Karol Wojtyla com um grupo de jovens organizaram uma Universidade clandestina, onde estudou filosofia, idiomas e literatura. Pouco antes de decidir seu ingresso ao seminário, o jovem Karol teve que trabalhar arduamente como operário em uma pedreira. Segundo relata o hoje Pontífice, esta experiência ajudou-o a conhecer de perto o cansaço físico, assim como a sensibilidade, sensatez e fervor religioso dos trabalhadores e dos pobres.

Em 1942 ingressou no Departamento Teológico da Universidade Jaguelloniana. Durante estes anos teve que viver ocuto, junto com outros seminaristas, quem foram acolhidos pelo Cardeal de Cracovia.

Em 1 de novembro de 1946, a idade de 26 anos, Karol Wojtyla foi ordenado sacerdote no Seminário Maior de Cracovia e celebrou sua primeira Missa na Cripta de São Leonardo, na Catedral de Wavel. Em pouco tempo obteve a licenciatura de Teologia na Universidade Pontifícia de Roma Angelicum e mais adiante se doutorou em Filosofia. Durante algum tempo se desempenhou como professor de ética na Universidade Católica de Dublin e na Universidade Estatal de Cracovia, onde interatuou com importantes representantes do pensamento católico polonês, especialmente da vertente conhecida como “tomismo lublinense”.

Em 23 de Setembro de 1958 foi consagrado Bispo Auxiliar do Administrador Aposstólico de Cracovia, Monsenhor Baziak, convertendo-se no membro mais jovem do Episcopado Polaco. Participou no Concílio Vaticano II, onde participou ativamente, especialmente nas comissões responsáveis de elaborar a Constituição Dogmática sobre a Igreja Lúmen Gentium e a Constituição conciliar Gadium et Spes. Durante estes anos, o então Bispo Wojtyla combinava a produção teológica com um intenso labor apostólico, especialmente com os jovens, com quem compartilhava tanto momentos de reflexão e oração como espaços de distração e aventura ao ar livre.

No dia 13 de janeiro de 1964 faleceu Monsenhor Baziak, pelo que Monsenhor Wojtyla ocupa a sede de Cracovia como titular. Dois anos depois, o Papa Paulo VI converte Cracovia em Arquidiocese. Durante esse tempo como Arcebispo, o futuro Papa caracterizou-se pela integração dos leigos, nas tarefas pastorais, na promoção do apostolado juvenil e vocacional, a construção de templos, apesar da forte oposição do regime comunista, a promoção humana e formação religiosa dos trabalhadores e o alento do pensamento e as publicações católicas.

Em maio de 1967, aos 47 anos de idade, o Arcebispo Wojtyla foi criado Cardeal pelo Papa Paulo VI. Em 1974 o novo Cardeal ordenou a 43 novos sacerdotes, na ordenação sacerdotal mais numerosa, que terminou a Segunda Guerra Mundial.

Em 1978 morre o Papa Paulo VI e é eleito o novo Papa: o Cardeal Albino Luciani, de 65 anos, quem tomou o nome de João Paulo I. o “Papa do Sorriso”, sem embargo, falece aos 33 dias de sua nomeação. Em 15 de outubro de 1978, logo de uma nova conclave, o Cardeal polonês Karol Wojtyla é eleito como o sucessor de São Pedro, rompendo com a tradição de mais de 400 anos de eleger Papas de origem italiano. Em 22 de outubro de 1978 foi investido como Sumo Pontífice, assumindo o nome de João Paulo II.

BERLUSCONI, LUI STESSO! A COISA!!!!!

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi considerado como a «coisa» que mais molesta os italianos, segundo uma sondagem televisiva efectuada através de telefone e correio electrónico. A frase «basta de Berlusconi e de políticos que prometem e não cumprem» ficou em primeiro lugar entra as dez propostas pelo programa.

Parece não ter havido qualquer menção às belas secretárias italianas, as quais são uma boa razão para investir em Itália, segundo o inigualável Berlusconi.

TAMBÉM ELES...

Monárquicos e republicanos reunidos este fim-de-semana em Lisboa por ocasião do congresso da Causa Monárquica foram unânimes em defender a realização de um referendo sobre a futura constituição europeia.

Ora aqui está uma causa que une monárquicos e republicanos...

A SENHORA QUE SE SEGUE

Ao tomar posse como ministra da Ciência e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho prometeu «dar continuidade às reformas em curso», por forma a transformar as universidades num «lugar de excelência».

Vamos ver o que quer isso dizer...


sábado, outubro 04, 2003

ELE LÁ SABERÁ!

FREITAS do Amaral compara Paulo Portas a Estaline pela forma como o actual líder do CDS o baniu da história do partido. «Estaline fez o mesmo a Trotsky e contudo foi este que ganhou militarmente a revolução de Outubro de 1917».

Já começo a desconfiar: pelas suas últimas tomadas de posição, Freitas já foi jocosamente apelidado de candidato presidencial "natural" do Bloco de Esquerda...agora esta referência a Estaline e a Trotsky!

AI, ISCTE!

No INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA, onde tive o prazer de estudar há mais ou menos 10 anos, descobriu-se agora um pé de cannabis de cerca de metro e meio plantado no pátio; será que já existe lá o curso de Agronomia?

Como se isso não bastasse, esta semana um grupelho de estudantes invadiu a sala do Senado.

Será que a esquerda tomou de vez a instituição onde eu estudei, nomeadamente os meninos de Sociologia e de Antropologia, verdadeiros admiradores de Louçã e de outros cromos do Bloco?

ESTÃO LOUCOS?

No Diário Digital:

" Um grupo de 11 caloiros do polo do Instituto Superior Técnico localizado em Oeiras simulou um assalto a um balcão da Caixa Geral de Depósitos naquela localidade, confirmou uma fonte da PSP local ao Diário Digital. Os alunos entraram no Banco por volta das 15.00 horas, fingindo possuir armas de fogo, e gritaram: «Isto é um assalto»."

TANTOS CASOS PARA UM SÓ GOVERNO!

- caso "a Cruz de Lynce";
- caso Maria Elisa;
- caso Cruz Silva ( e o lamentável refúgio na condição de deputado );
- caso Isaltino de Morais ( em que deu? );
- caso IC19 ( e a responsabilidade do ministro? );
- caso Portas ( dossier Moderna, investigações indevidas feitas pelo SIEDM);
- caso acções do Benfica ( ainda não houve clarificação cabal);
- caso António Preto ( em que deu? ).

É muito caso para um ano e meio de governação: será que este governo ainda tem legitimidade para advogar o discurso do MÉRITO e da COMPETÊNCIA?

POIS É…

O ministro da Ciência e Ensino Superior favoreceu a entrada na faculdade da filha do ministro dos Negócios Estrangeiros, avança esta quarta-feira a televisão SIC. Pedro Lynce emitiu um parecer favorável à filha de Martins da Cruz através de uma candidatura especial.

Isto só prova que uns são mais que outros…enquanto uns queimam as pestanas e ficam à porta do curso desejado por décimas, outros beneficiam pelo facto de serem filhos de quem são. Grande moralização: faz o que eu digo, não faças o que eu faço!

Mas tenho duas dúvidas:

- que queria dizer o Director-Geral do Ensino Superior ao afirmar que a requerente não preenchia os requisitos previstos na lei mas preenchia outros??????

- quem forneceu a dica à SIC?

LAMENTÁVEL

No Congresso do CDS, onde houve tiques estalinistas, evocou-se legitimamente a liderança de Adelino Amaro da Costa mas esqueceram-se deliberadamente de mencionar Freitas do Amaral, Lucas Pires, Adriano Moreira e ainda Manuel Monteiro.

Ingratidão ou ressabiamento? Ambas, digo eu!

Aliás, tenho uma convicção: duvido que, se Amaro da Costa ainda fosse vivo, se continuasse a rever neste CDS; provavelmente já teria saído...

Qual a diferença entre a forma como o CDS trata os seus antigos líderes e a forma como o PCP trata os renovadores? Nenhuma, digo eu!

LABOUR PARTY

O Partido Trabalhista de Tony Blair esteve reunido em Congresso, em Bournemouth, onde o seu líder:

- reconheceu os seus erros;
- apelou a uma maior mobilização para atingir o bem comum e o sentido de justiça;
- apelou à luta por uma melhor educação.

Aproveitou ainda para lembrar:

- ter conseguido a mais baixa taxa de inflação em décadas;
- que as políticas sociais adoptadas, ajudaram 2 milhões de cidadãos;
- ter aumentado o serviço público;
- o heroísmo dos soldados britânicos mortos no Iraque;
- que a estabilidade económica foi alcançada.

Tudo isto para alertar que caso os Trabalhistas “falhem”, a ameaça do regresso ao poder por parte dos Conservadores está aí…

Neste momento, as sondagens no Reino Unido dão uma maior intenção de voto a um Labour Party liderado por Gordon Brown ( actual Ministro das Finanças ) do que a uma liderança de Blair.

No final do Congresso parece que os delegados saíram satisfeitos ao passo que os representantes sindicais, que constituem historicamente a maior base de apoio aos Trabalhistas, saíram pouco convencidos em relação ao que ouviram.

O INCONTORNÁVEL FERRO

Ferro: «Este é o governo mais à direita desde Marcelo Caetano»

E já agora acrescento eu: este é o PS mais à esquerda desde a sua fundação! Nem com Mário Soares…


referer referrer referers referrers http_referer